Quem foi Jigoro Kano
Uma Breve Historia sobre o Fundador do Judo
A história do judô se mistura com a própria história de Jigoro Kano, pois isso acontece por que Jigoro Kano se dedicou extremamente a sua criação.
Jigoro Kano (嘉納治五郎, Kano Jigoro), pois o nome Ji 治 que vem do nome de seu Pai Jirosaku, Go 五 número cinco e Rō 郎 que significa Filho. Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860, em Mikage, uma das províncias de Hyogo localizada na Kansai na ilha de Honshu. Jigoro Kano era o quinto filho de Jirosaku Mareshiba Kano, alto funcionário da marinha imperial, e que vinha de uma antiga linhagem familiar, pois em sua linhagem continha diversos ilustres sacerdotes xintoístas, monges budistas e intelectuais confucionistas. Já sua mãe, Sadako, vinha de um das principais famílias produtores de sake 酒 (bebida fermentada a partir de 3 ingredientes principais arroz, água e kōji.), donos de uma famosa marca de sake chamado Kiku Masamune.
Após a morte de sua mãe e ainda muito jovem Jigoro Kano se mudou para Tokyo e como as mudanças, sócio-politico e sócio-cultural que o Japão estava passando recentemente, Com a chegada a Tokyo Kano presenciava pelas ruas a presença constante dos rounin 浪人 (samurais sem senhor) com suas espadas, pois fazia parte das mudanças culturais que era a proibição e a extinção da classe Samurai, a presença desses rounin que chamavam muita atenção do jovem Kano.
Já em Tokyo Sr Mareshiba logo matriculou Kano em uma escola chamado Seitatsu Shojuku, uma escola particular que tinha como diretor um intelectual da época chamado Keido Ubukata. Pois essa escola era umas das poucas que aceitavam não só os filhos de aristocratas e samurais (antigamente o aprendizado era privilégio exclusivo das classes superiores), mas também, pois tinham em seu quadro de alunos, havia filhos de comerciantes, e de donos de restaurantes entre outros da mesma classe social, porém isso não era comum no Japão feudal.
Como Jigoro kano possuía físico franzino, medindo 1,50 metros de estatura e pesando 48 kg, e como Jigoro Kano sofria varias provocações e agreções físicas por parte de valentões no campus da escola. Jigoro Kano decidiu procurar então uma escola de Juju Jitsu arte essa praticada pelos samurais e aos 17 anos começa a praticar e a estudar um estilo de Juju Jitsu chamado de Tenjin Shinyo Ryu 天神真楊流 (Escola do Salgueiro da Divina Verdade) esse estilo teve como fundador Iso Mataemon Ryūkansai Minamoto no Masatari, porém o Sr Hachinosuke Fukudaera o instrutor. Jigoro Kano era muito dedicado a pratica e logo passou a se destacar, porém em pouco tempo, Fukuga vem a falecer e Jigoro Kano passa a herdar todo o ensinamento deste estilo, se tornando assim sucessor do estilo. Pois Kano não se sentia preparando ainda assumir essa responsabilidade, foi então que Kano procurou outro estilo, encontrando o mestre Tsunetoshi Iikubo, do estilo Kito Ryu起倒流 estilo semelhante ao Tenjin Shinyo Ryu. Porém Jigoro Kano também não teve tanta sorte, pois Iikubo veio a falecer cedo também, fazendo que Jigoro Kano herdasse também o estilo.
Como Jigoro Kano herdou os dois estilos, percebendo então que não havia uma metodologia e uma sistematização aplicada que seguia a linhagem do Budo 武道 (caminho do Guerreiro).
Jigoro Kano passou então a praticar e a estudar as artes marciais que havia herdado e com a ajuda de alguns alunos, começou então a sistematizar e criar metodologia e aos 22 anos cria seu próprio estilo em que desenvolve técnicas de Ukemi Waza 受身技, na língua japonesa Ukemi 受身 significa atitude passiva, porém no Judo levamos em conta como quedas, como forma de treinamento, Nage Waza 投技, sendo Nage 投projeção e Waza 技 técnicas e Katame Waza 固技, sendo Katame 固 solo e Waza 技 técnicas ou, como Técnica de imobilizações, chaves e estrangulamentos, porém não deixou de lado um grupo de técnicas esquecidas chamada de Atemi Waza 当て身技, sendo Ate 当て quem vem de Ateru 当てろacertar, expor, Mi 身 parte principal do corpo e Waza 技, este grupo consiste na dos potos vitais do corpo. Em que no início se chamou Juju jitsu kano ryu, (jujujitsu do estilo Kano) porem somente mais tarde o nome se tornou Judo (caminho da suavidade, sendo, 柔 JU suave ou suavidade e 道 DO caminho ou principio).
Com a criação do judô, Jigoro kano teve o cuidado de se manter a tradição, porém o conteúdo do Judo, teve o cuidado pra se manter o formato da pratica para o físico, a mente e não tão menos importante o espirito.
Após a criação do judo Jigoro Kano passou então a viajar o mundo pra a expansão do judô. Jigoro Kano designou alguns de seus alunos, para que levasse o judô para outras partes do mundo, em pouco tempo o judô passeou a ser conhecido em vários países. Com a globalização do país, e em 1909, o Japão recebeu o convite para participar do Comité Olímpico Internacional, pelo Barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos Olímpicos da era moderna foi quando o governo japonês designou Jigoro Kano se torna o primeiro Japonês a fazer parte do comitê Olimpico. Apartir desse momento é apresentado se é apresentado a filosofia do judô para Pierre de Freddy, dai então Jigoro Kano passa a levar o judô como um passo para se tornar o primeiro esporte de combate com origem oriental para as olimpíadas.
Em meados de 1937 Jigoro Kano parte para cidade do Cairo para presidir a reunião do Comitê Olímpico, em que propôs ao comitê, para que Tokyo fosse escolhida como sede dos XII Jogos Olímpicos, porém na volta ao Japão Jigoro Kano adquiri uma pneumonia e em 4 de maio de 1938 vem a óbito a bordo do transatlântico "Hikawa Maru". Após sua morte o Imperador Japonês concedeu o título póstumo o 2º Grau Imperial.
O túmulo está localizado no cemitério Yahashira reien, na cidade de Matsudo, na província de Chiba, e é caracterizado por um tipo raro de lápide no estilo xintoísta.