Princípios Básicos Filosóficos
Quando Mestre Kano quando criou o Judô, juntamente criou se alguns princípios para que pudessem nortear a prática do Judô, bem como para serem aplicados em aspectos diversos da vida: Seiryoku zenyo, Jita kyoei e Ju Yoku Go o Seisu.
SEIRYOKU ZEN YO 精力善用, sendo máxima eficiência com mínimo esforço
JITA KYOEI 自他共榮 , sendo bem estar e benefícios mútuos
JU YOKU GO O SEISU 柔よく剛を制す, sendo Princípio da Suavidade e controle.
Seiryoku Zenyo diz respeito a usar nossa energia de modo mais eficiente, evitando desperdícios ou esforços desnecessários e ainda na eficaz do poder da mente e do corpo, contudo no Judô este é o principio que se baseia toda a relação entre ataque e defesa.
Enfim, para todo praticante de judô seja iniciante ou avançado, tomar consciência deste importante princípio é de extrema importância, para seu aperfeiçoamento técnico e para um amadurecimento mais rápido sobre o que o Judo tem para ensinar. Quanto antes tomar consciência na compreensão e domínio o Seiryoku Zenyo só seria útil dentro do tatame, principalmente em um shiai.
Jita Kyoei, e pensar numa vida dentro e fora da sociedade e que se diz respeito em benefícios que possamos obter e nas ações que tomamos, devem sempre ter em mente a sociedade como um todo, e não somente nós mesmos, pois isto cria uma sociedade melhor, o que acabará, por fim, beneficiando a nós mesmos.
È neste pensamento que o Jita Kyoi se baseia, o beneficio ou mesmo a melhoria para a sociedade em que vivemos, parte do benefício e amizade mútua
Existe um terceiro principio que já está embutido no próprio contexto do judô, que está relacionado ao termo Ju Yoku Go O Seisu 柔よく剛を制す, sendo o principio da suavidade e do controle. Embora este principio esteja aparentemente ligado a pratica corporal, podemos coloca la portanto na pratica da consciência da não utilização de qualquer força. Da forma se colocar perante o adversário.
Existe uma frase de Jigoro Kano em se trata diretamente desde principio; CEDER PARA VENCER – Jigoro Kano.