Bushido 武士道
A cultura e filosofia das artes marciais tem uma ligação direta com um antigo código de ética praticado no Japão Feudal pelos antigos guerreiros japoneses chamados de Samurai侍, esse código era chamado de BUSHIDO 武士道, sendo Princípio do Guerreiro ou Caminho do Guerreiro.
O Bushido foi formado com influencia nos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, foi desenvolvido entre os séculos IX e XII, Apesar de ter sido desenvolvido entre esses séculos, só foi estabelecido e formalizado como forma de lei no Japão Feudal em 1603 pelo então Ieyasu Tokugawa. Ieyasu Tokugawa era um Shogun 将軍 (Comandante do exército) em um período da ditadura militar feudal, chamado Xogunato Tokugawa. A formalização o Bushido pelo Tokugawa vez uma grande mudança parte cultural e da politica na época e que ainda permanece da cultura japonesa. Embora ainda faça parte da cultura da sociedade japonesa, mas o meio que se aplica ainda no tempo de hoje, é nas artes marciais japonesas, como, Karate, Aikido, Kendo e Também no Judo.
O Bushido tem como base 7 virtudes.
As 7 Virtudes do Bushido
GI (義) - Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;
YUU (勇) - Coragem, Bravura heróica.
JIN (仁) - Compaixão, Benevolência.
REI (礼) - Polidez e Cortesia, Amabilidade.
MAKOTO (誠) - Sinceridade, Veracidade total.
MEIYO (誉) - Honra, Glória;
CHUU (忠) - Dever e Lealdade.
Percebemos uma grande ligação na pratica do Judo, desde do respeito e compaixão entre os oponentes. A pratica constante e busca da perfeição na aplicação das técnicas. A coragem em participar das lutas mesmo sendo uma luta difícil.