A criação da primeira escola de Judô
"Kodokan"
Após então alterar e adaptar técnicas e criar outros novos, em fevereiro de 1882, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola denominada Kodokan 講道館, sendo 講 KO Fraternidade 道 DO Caminho 館 e KAN Instituto ou Escola, ou seja, Instituto do Caminho da Fraternidade.
Inicialmente a Kodokan instalada no segundo andar de um templo budista chamado Eisho Ji de Kita Inaricho, que ficava em bairro chamado Shimoya em Tóquio, onde havia inicialmente doze jo (jo é uma medida de superfície, parecido como os tatame) que media cerca de 20m².O templo Eisho Ji é um templo budista que segue a tradição de Jodo Shinshu浄土真宗 (que se tradução como Verdadeira Escola da Terra Pura) e uma das tradições mais amplamente praticadas no Japão e no leste da Ásia.
Jigoro Kano começa então ensinar judô e o primeiro aluno se inscreveu em 5 de Junho de 1882, que se chamava Tsunejiro Tomita. Logo depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo, seno chamados de Shiten no Kodokan - 講道 館 四 天王, tenho como tradução “Quatros Reis Celestiais do Kōdokan” ou mesmo “Quatro Guardiões do Kodokan”. As idades tinham entre quinze e dezoito anos para todos. Não demorou muito para que o judô se tornar o esporte oficial do Japão, Jigoro kano reuniu alguns alunos e deu a missão de divulgar e ensinar judô pelo mundo.
Em março de 1958, é inaugurado o novo Instituto Kodokan, num edifício especialmente construído para a organização e a administração do judô, no Japão e no mundo, com um dojo de 500 tatames e seis outros menores, sendo três com 108 tatames e outros três com 54 tatames, que seriam utilizados para os mais diversos objetivos de ensinar e de treinamento específicos, como, departamentos especiais para crianças, mulheres, estudantes, competidores de alto nível e estrangeiros, além de abrigar dependências para toda à parte de administração, alojamento, restaurante, totalizando 41 áreas específicas.